Casa Branca cria “Selo Estabelecimento Amigo da Mulher”

Estabelecimentos comerciais vão contar com profissionais capacitados para identificar e agir em casos de violência ou desconforto enfrentado pelas mulheres

O município de Casa Branca criou um projeto de combate ao assédio e a violência contra as mulheres com o “Selo Estabelecimento Amigo da Mulher”. A portaria nº 7.571 foi sancionada visando fortalecer e apoiar as mulheres da comunidade local com o intuito de oferecer suporte e proteção em parceria com diversos estabelecimentos comerciais.

Segundo o prefeito Duzão Nogueira, o objetivo é criar um ambiente seguro, acolhedor para as mulheres e incentivo aos estabelecimentos serem certificados com o selo para adotarem a prática, políticas de proteção e apoio às mulheres. “Esses locais contarão com profissionais capacitados para identificar e agir em casos de violência ou desconforto enfrentados pelas mulheres. O selo será concedido mediante a conclusão de cursos de capacitação e a adoção de medidas específicas para garantir a segurança e o bem-estar das clientes”, disse o prefeito Duzão.

A secretária municipal do Desenvolvimento Social e Cidadania Thamires Lopes ressaltou o impacto positivo que o projeto pode ter na vida das mulheres da comunidade: “Através desse selo, esperamos promover não apenas a segurança, mas também o empoderamento das mulheres, incentivando-as a buscar ajuda e a se tornarem agentes de mudança em suas próprias vidas”, disse.

Formada em psicologia, Thamires tem raízes profundas na comunidade local, tendo retornado após seus estudos em Poços de Caldas para trabalhar no setor de Desenvolvimento Social da prefeitura de Casa Branca. Em entrevista, compartilhou sua paixão por seu trabalho, que envolve o atendimento a aproximadamente 3.500 famílias em situação de vulnerabilidade social. Ela destacou que inicialmente não planejava seguir carreira na assistência social, mas acabou se apaixonando pela área ao testemunhar as histórias de vida das pessoas atendidas.

Um dos casos que mais marcou sua carreira foi de uma mãe cuja filha foi vítima de abuso sexual por um parente. A mãe, que também tinha sido vítima de abuso pelo mesmo agressor, enfrentou um intenso turbilhão emocional ao lidar com a denúncia tardia do abuso sofrido pela filha. A partir desse caso e de outros similares, Thamires reforça a importância do apoio psicológico e do acompanhamento especializado para vítimas de violência, principalmente mulheres.

Durante a entrevista testemunhamos um dos atendimentos da secretária que recebeu a pensionista Rosa do Rosário Marciano. Em um ambiente acolhedor, com profissionais à disposição e toda estrutura necessária, a secretaria municipal do Desenvolvimento Social e Cidadania proporciona um importante trabalho de assistência social, especialmente quando se trata de dar voz e apoio às comunidades mais vulneráveis. 

De acordo com o prefeito Duzão, é necessário persistir na construção de políticas públicas que atendam às necessidades dessas populações e ofereçam oportunidades para todos.

Rolar para cima